Acessibilidade
O MHNC-UP assume-se como um equipamento inclusivo e acessível, que procura dar resposta às necessidades de acesso e conforto dos seus públicos.
Em conformidade com as disposições legais, as intervenções de requalificação das suas infraestruturas, instaladas em edifícios históricos, foram, são e serão planeadas com vista a dar resposta às necessidades particulares dos vários tipos de visitantes, incluindo cidadãos portadores de deficiência, assegurando sempre os mais elevados níveis de conforto, segurança e satisfação.
Todas as unidades do MHNC-UP dispõem das seguintes condições:
- Acessos nivelados e redução de barreiras arquitetónicas ao nível das entradas:
- Pavimentos estabilizados, regulares e de circulação facilitada;
- Instalações sanitárias preparadas para utilização por visitantes com mobilidade reduzida, obedecendo às normas regulamentadas e legislação vigente, dispondo também de fraldário;
- Zonas de descanso e contemplação;
- Recipientes para depósito de resíduos adaptados.
O Polo Central do Museu e a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva dispõem de elevadores – neste último caso, panorâmico – que fazem a ligação entre todos os pisos.
O Jardim Botânico da Universidade do Porto dispõe ainda de dois lugares de estacionamento amplos no interior das instalações.
Mediante solicitação, na receção do Polo Central e na Galeria da Biodiversidade encontram-se disponíveis cadeiras de rodas para utilização gratuita.